Esta semana, em nossa série Fotografia e Arquitetura, apresentamos Roland Halbe, fotógrafo alemão que trabalha de forma independente desde 1988. Halbe começou fotografando arquitetura comercial, mas rapidamente se tornou um dos profissionais mais reconhecidos de fotografia de arquitetura, recebendo comissões internacionais de arquitetos, firmas e todos os tipos de empresas de mídia.
Em 1996 co-fundou a Artur Images, um arquivo online de imagens de arquitetura e interiores, representando mais de 200 fotógrafos de todas as partes do mundo, incluindo, é claro, ele mesmo.
1. Quando você começou a fotografar arquitetura?
Comecei em 1988 com fotografia de arquitetura comercial.
Meu primeiro cliente foi uma grande companhia produtora de vidro que me contratou para ilustrar seu relatório anual com fotografias de edifícios históricos e temporários feitos de vidro.
2. Você é arquiteto?
Não. Estudei fotografia para publicidade em uma escola de arte na Itália.
3. Por que você gosta de fotografar arquitetura?
Gosto de documentar a realidade construída. Sou fascinado por boa arquitetura e gosto de mostrar como a arquitetura reage com a luz, com as formas geométricas e simetrias, contextos e pessoas.
4. Arquiteto favorito?
Muitos: Morphosis, Jean Nouvel, Alvaro Siza, Zaha Hadid, Francisco Mangado, Anton Garcia Abril, para nomear apenas alguns.
Sem esquecer dos valhos mestres: Mies, Kahn, Behrens, Le Corbusier
5. Edifício favorito?
Muitos mesmo: a pousada ESO no deserto do Atacama no Chile, de Auer + Weber, Ensamble studios "Truffle" na Galícia, Espanha.
Estes dois são os que vieram instantaneamente na minha cabeça.
6. Como você trabalha?
Tento obter uma imagem precisa do projeto de antemão
No local: transito pelo edifício com o arquiteto antes de começar a fotografar.
Caminho para dentro e fora da obra, seguindo a luz e a vida do edifício por um, dois ou mais dias, dependendo do tamanho e complexidade do projeto.
7. Que tipo de equipamento e software você usa?
Uma câmera de grande formato (ALPA MAX) com lentes schneider e rodenstock de 23 a 150mm. Uso o sofware de captura LEAF.
A edição digital é feita com Photoshop.